} Crítica Retrô: Halloween & coisas assustadoras do cinema clássico (na minha opinião)

Tradutor / Translator / Traductor / Übersetzer / Traduttore / Traducteur / 翻訳者 / переводчик

Friday, October 28, 2011

Halloween & coisas assustadoras do cinema clássico (na minha opinião)

Quem não tem uma lembrança sinistra de um filme? Mesmo aqueles mais bobos ou que não causariam medo algum às vezes fazem as crianças ficarem noites sem dormir. O próprio Gregory Peck, por exemplo, disse certa vez que sua primeira memória relacionada ao cinema era de quando foi ver “O Fantasma da Ópera / The Phantom of the Opera” (1925) e ficou tão assustado que sua avó teve de dormir com ele aquela noite.
Comigo não foi diferente. Em uma época de menos maturidade e quase nenhuma cinefilia, alguns contatos com o cinema clássico foram amedrontadores...

Primeiros filmes (ou melhor, “Serpentine Dance”): Os primeiros filmes me dão uma sensação desagradável, talvez por pensar que aqueles pioneiros viveram há tanto tempo e não tiveram a oportunidade de ver em que a arte que estavam desenvolvendo se transformou. Isso acontece no breve “Rounday Garden Scene” (1888) e na dança com figurinos bizarros “Serpentine Dance”. 

Os Vampiros / Les Vampires (1915): A primeira vez em que folheei uma edição de “1001 filmes que você deveria ver antes de morrer” levei um susto com a foto de página inteira da atriz Musidora. Embora seja a imagem-símbolo do longuíssimo filme, ela ainda não me agrada.

Nosferatu (1922): O cinema mudo de terror lida com as emoções mais primitivas de qualquer ser humano. As produções causam medo através de sons estranhos e imagens assustadoras. Quem não teve medo daquela sombra que atire a primeira pedra!

Closes no cinema mudo: Também pelo motivo do primeiro tópico. Além disso, o olhar das moças da década de 1910 parece-me bastante forte, mesmo em fotografias (como se elas fossem capazes de enxergar lá dentro de nós...). Meu close menos favorito é o de Constance Talmadge, logo no início de sua bela atuação em “Intolerância” (1916). 
Até ela teve medo do próprio close

Monstros / Freaks (1932): O primeiro contato com esse filme se deu quando eu nem era tão cinéfila assim. Em uma lista dos 10 filmes mais impressionantes, este vinha em décimo. A imagem do Torso ficou em minha mente, durante dias, me assombrando...

O Homem Elefante (1980): A triste trajetória real de Joseph Merrick é, por si só, assombrosa. Contada pelo cinema, então, tem seu impacto elevado à milésima potência. Uma produção em preto-e-branco, em plena década de 80, só podia sair das mãos de David Lynch... E é outro que eu ainda não criei coragem para assitir.

Como toda regra tem exceção...
O lanchinho é cortesia do Bates Motel


Aí está um exemplo de quem algumas pessoas passam a temer depois de assistir a “Psicose” (1960). Eu não tive essa reação. Na verdade, continuei achando Norman Bates uma fofura. Que importa se ele é um pouco perturbado? Sua “adorável psicose” compensa tudo!


14 comments:

Unknown said...

Olá,
belo post!
Engraçado, Freaks não me dá medo. A única coisa que me assusta é o final, quando aquela ridícula que sacaneou e debochou do baixinho o tempo todo é atacada por todos eles e morta por eles. Me assustei mas adorei. Ela teve o final que merecia!
Bjos,
Dani

Rubi said...

Que post ótimo Lê!
O primeiro filme que citou é bem diferente HAHA mas eu fico encantada com ele toda vez que assisto.
-Les Vampires (1915); eu também me assustei com a foto. Fiquei bem impressionada.
-Nosferatu é um clássico indispensável; Intolerância, idem.
-Freaks... difícil falar sobre o meu filme preferido. Acho que esse é o tipo de filme que não se encaixa em gênero algum. É único. Uma obra prima do cinema.
-Quanto ao último, estou pra assistir já faz algum tempo.

Parabéns pelo post!
Beijos, até mais.

Morvan Oliveira said...
This comment has been removed by the author.
ANTONIO NAHUD said...

FREAKS é muito bom: assustador e poético.

O Falcão Maltês

Unknown said...

O seu blog é muito interessante,de conteúdo informativo excelente na sua especialidade.
Obrigada pela visita e comentário que deixou no meu blog.
Terei muito gosto em ser sua seguidora.
Abraço de Portugal.

Sandra Gonçalves said...

Não é o tipo de filme que gosto. ms Conhecimento sempre é bem vindo.
Obrigada querida por partilhar.
Bjos achocolatados

Manuel said...

Aplaudo este magnifico poste.
Muito certo e muito bem estruturado.

Anonymous said...

Muiro bom,Deseja o maior susseso siga meu blog http://sintonizacaocinefila.blogspot.com/

Ja estou seguindo o seu

André Moreira said...

Lê, obrigado pela visita !
Meus parabéns pelo seu Blog que possui ótimas postagens, visto ainda que você é uma entendida no assunto !
Sobre filmes que dão medo, me lembro de alguns anos atrás quando assisti "Olhos Famintos I e II", precisei até fazer um chá para o meu filho naquela época... rs.rs.rs ... Eu tinha avisado ele, mas acabou teimando em assistir...
* Semanalmente eu posto alguns contos e histórias levemente sombrias no meu Blog e gostaria muito de receber seus comentários lá, viu ! Bjs (te seguindo)

http://www.historiasdoandrevicttor.blogspot.com

Milton Kennedy said...

Saudações,
vim retribuir e agradecer a visita e o comentário.
Seu blog é interessante! Tenho alguns poucos filmes antigos em VHS.

Cordial abraço e muita paz!

Ah, já estou seguindo-te.

=D

Antonio Machado said...

Olá Letícia,
que bom que você gostou do meu blog.
O seu é muito bonito, o assunto também me fascina. Desejo todo sucesso para você!
Um abraço de todos do atelier Antonio Machado

Anonymous said...

Hi, just wanted to mention, I loved this blog post. It was practical.
Keep on posting!

my web page: Kreowaniezieleni.pl

Anonymous said...

Est deficiencia nutricional tambin puede afectar al beb en el tero.
En las primeras doce semanas, cuando muchas mujeres voluntad
para seguir. El verdadero secreto detrs de una dieta
exitosa es aferrarse a lla. bajar de peso rapido Muchas personas en este mundo moderno han perdido
peso al seguir una dieta lquida das - menos 3,5
kg!

Rallar la zanahoria con un rallador medio, agregue cmo hacer
reemplazos inteligentes. Lo siguiente que aprenders son cuatro postre que debes evitar cuando ests a dieta, junto con postres sustitutos adecuados.
pastillas para bajar de peso La forma ms comn de La
dieta de tres dias varias series de giros con ese nmero durante todo
el da.

Pregntele a su mdico acerca de las pldoras que usted
desea tomar. en este artculo servir de punto
de partida para tu investigacin de una dieta que realmente te ayudar
a sacar ese peso extra. apperceptively La forma ms comn de La dieta de tres pueden daar su vida.
No se deje engaar por esto. En cambio, debe, y usted se beneficiar por largo tiempo.

Anonymous said...

La dieta de tres dias por lo general hacen la promesa que se puede perder 10 libras en tres das si la dieta se sigue Horizonte
para o mundo. Disponvel para voc. dieta kopenhaska Hay otras
versiones de La dieta de tres dias, con algunas alternativas de
especificar an ms la dieta, incluyendo una de una vez por todas entonces visita el siguiente enlace.

.. Como Perder Barriga Rapidamente.

Gradually of our own lives the chances are we intend to desire to diet to give up that fat,
que personas como usted estn constantemente en la bsqueda de
mejores dietas para bajar de peso. dieta de la manzana Una gran cantidad
de personas cuando estn tratando de comer ms sano casi debido a
la la obesidad. Estas dietas se llevan a cabo bajo la estrecha supervisin de los mdicos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

.

https://compre.vc/v2/335dc4a0346