} Crítica Retrô: A idade não diz nada

Tradutor / Translator / Traductor / Übersetzer / Traduttore / Traducteur / 翻訳者 / переводчик

Saturday, May 14, 2011

A idade não diz nada

Em Hollywood, a data de nascimento em sua carteira de identidade não quer dizer muita coisa. O importante é quantos anos você aparenta ter. Exemplos não faltam de duplas e famílias na tela em que os atores tinham diferenças bizarras de idade. Quer ver?
Em “Rosa da Esperança” (Mrs Miniver, 1942) Greer Garson era apenas onze anos mais velha que seu filho nas telas (Richard Ney). Tanto é que, logo depois que o filme acabou de ser rodado, os dois se casaram.
Em “Intriga Internacional” (North by Northwest, 1959), Cary Grant era apenas sete anos mais novo que sua mãe fictícia, Jessie Royce Landis.
Em “Young Philadelphians”, Paul Newman era quatro anos mais velho que sua mãe.
Em “A Canção da Vitória” (Yankee Doodle Dandy, 1942), a situação era mais extrema: James Cagney era onze anos mais velho que Rosemary DeCamp, a atriz que fazia sua mãe!
Em Hamlet (idem, 1948), Laurence Olivier tinha 41 anos. A atriz que interpretava sua mãe, Eileen Herlie, tinha 28. A ideia de escalar uma atriz tão jovem era de criar um complexo de Édipo em Hamlet e despertar a paixão em Claudius.
Em “Gata em Teto de Zinco Quente” (Cat on a Hot Tin Roof, 1958), Burl Ives, que interpretava Big Daddy, era um ano mais velho que Jack Carson, que fazia o primogênito, e 16 anos mais velho que Paul Newman, o caçula.
Em “A Rainha”(The Queen, 2006), Helen Mirren é 11 anos mais nova que Sylvia Syms, sua mãe no filme, e 12 anos mais velha que Alex Jennings, seu filho.

6 comments:

Maxx said...

Letícia, seu blog é muito bom. Parabéns. Obrigado pela visita e observações sobre O Mágico de Oz (primeira Versão), os atores vestidos de animais são realmente bizarros. Coloquei um link para o seu blog no TeleCineBrasil. Seria legal se vc tb fizesse um link daqui pra lá. Acho que seria mais legal ainda se vc postasse crítica com links dos filmes que estão por lá. Seria um belo complemento para ambos. O que acha? Abç. Maxx.

ANTONIO NAHUD said...

Incrível! Post super interessante, Lê.
Apareça!

O Falcão Maltês

M. said...

Sabia que nunca parei para analisar isto? Muito interessante essas informações. Seu post foi o achado!

Unknown said...

Nossa, o Burl Yves dá um show de interpretação neste filme, que eu amo, por sinal. Nunca me canso de ver: Gata em teto de Zinco Quente.
A cena da hora da verdade entre ele e o personagem de Paul Newman é inenarrável!
Abraço
Dani
www.telaprateada.blogspot.com

Marcia Moreira said...

Eu também reparo nessas coisas. Quer um outro exemplo? No filme "Indiana Jones e a última cruzada", Sean Connery, que interpretou o pai de Indi, é 12 anos mais velho que Harrison Ford.

Unknown said...

Muito bom o seu blog Letícia, está de parabens! muito bom ter um blog assim para os fãs de filmes classicos! continue assim!

parceiria?

vou add vc lá na parte de texto, se tiver banner me manda para por no blog...

Abração viu

;****

BLOG 9 DO ESPAÇO SIDERAL

www.blog9doespacosideral.blogspot.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

.

https://compre.vc/v2/335dc4a0346